Clique nas imagens para ampliar
Existem atualmente diversos métodos diferentes de perfuração de poços de água, desde os mais simples e rudimentares como o utilizado na construção do poço cacimba (poço caipira ou amazonas) até o mais complexo, que é o método utilizado no poço tubular profundo (chamado popularmente de poço artesiano).
Ocorreram diversas referências históricas sobre os primeiros processos de perfuração de poços de água, como a história de Moisés batendo na rocha com seu bordão e fazendo surgir uma poça de água. Há relatos de antigos persas que construíam túneis e poços para atingir os aquíferos mais profundos. Mesmo antes disso, há diversos relatos de chineses e egípcios bastante familiarizados com técnicas de perfuração de poços de água.
perfuração de poços de água
Há relatos de mais de 2000 anos antes de Cristo, na região de Mentuhotep, no Egito, da perfuração de poços de água em diversos pontos, totalizando 14 poços, construídos por um exército de 3000 homens. Depois de quatro séculos, foi iniciado o uso de polia para retirada da água desses poços.
Com o passar dos tempos, as técnicas de perfuração de poços de água foram melhorando significativamente. No século XII foram realizadas perfurações de poços de água na região de Artois, na França, em 1126. Daí foi retirado o termo artesiano para poços tubulares profundos que jorram água, pois em Artois esse fenômeno era comum.
O grande desenvolvimento das técnicas de perfuração de poços de água ocorreu no fim do século XIX e XX, através da extração de petróleo nos Estados Unidos, e da extração de água na Inglaterra e Alemanha.
técnicas de perfuração de poços de água
Hoje as técnicas de perfuração de poços de água são muito modernas e seguras. O mercado dessas empresas é bastante regulamentado, e existem normas rígidas de qualidade. Antes da perfuração, é necessário solicitar uma licença de perfuração, que avalia todos os riscos e contempla todas as necessidades para que o poço seja feito de modo a minimizar os riscos de contaminação e super exploração do aquífero. A execução da perfuração deve atender diversos padrões de qualidade, e após a conclusão desse serviço, devem ser feitos diversos estudos com o objetivo de definir os parâmetros hidráulicos do poço. Com essas informações é necessário outorgar o poço para poder extrair sua água de forma segura.
Nós da AS Geotecnia, Meio Ambiente e Poços Artesianos temos uma equipe pronta para atender nossos clientes em todas as fases relacionadas a perfuração de poços de água. Atuamos também com manutenção, legalização, tratamento químico e adução. Ligue agora e fale com a nossa equipe.
Para saber mais sobre Perfuração de poços de água
Ligue para (11) 4508-0425 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!