PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS
CONHECENDO O TERRENO DO EMPREENDIMENTO
Assim como é importante conhecer o maciço aonde a fundação de um prédio irá se ancorar, o conhecimento prévio da Formação Aquífera é de fundamental importância, pois implicará em diferenças significativas de projeto e construção do poço. Para isso, nós da AS Geotecnia, Meio Ambiente e Poços Artesianos contamos com uma grande equipe de geólogos capazes de identificar os diferentes tipos de formações aquíferas e as diferentes formações geológicas a serem atravessadas durante a perfuração. A principal vantagem de contar com nossa experiente equipe de Geólogos é que nossos clientes sempre terão projetos otimizados, minimizando drasticamente surpresas desagráveis após o orçamento e construção do poço.
PROJETO EM ROCHA
Geralmente se inicia a perfuração com circulação de lama, que tem como objetivo dar estabilidade em solos instáveis, normalmente oriundos da alteração da própria rocha cristalina ou camadas sedimentares. Essa lama forma uma fina camada protetora sobre a parede instável, impedindo o desmoronamento e removendo o material residual da perfuração para fora do poço.
Quando a perfuração atinge a rocha cristali.na ou sã, inicia-se a complementação, ou seja, coloca-se a tubulação do poço (revestimento), e por fim a calda de cimento (cimentação do espaço existente entre a parede da perfuração e o tubo de revestimento, da superfície até o topo de rocha atingido na perfuração).
Dando continuidade a perfuração, agora em rocha cristalina utiliza-se o sistema rotopneumático à procura de descontinuidades onde a água do aquífero cristalino fica armazenada. Esse sistema de perfuração permite ainda estimar a vazão aproximada do poço, que será posteriormente aferida no Teste de Vazão.
PROJETO EM TERRENO SEDIMENTAR
Neste tipo de projeto, a utiliza Circulação de Lama ao longo de toda a perfuração. Neste momento o acompanhamento técnico de nossa equipe faz toda a diferença, pois a composição desta lama específica contém polímeros e bentonita, que devem ser balanceados e adequados para a condição geológica que se apresentar durante a execução do serviço. As principais funções desta lama é formar uma parede protetora ao longo de todo o poço apenas durante a sua construção e remover de dentro do poço os detritos resultantes da perfuração, caso o ajuste da lama não tenha sido bem executado, o comprometimento do poço é certo, bem como o aumento no prazo de execução e nos custos, por isso, A não abre mão que um profissional qualificado acompanhe a execução de todo o projeto.
Quando é atingida a profundidade estabelecida no projeto inicial, nossa equipe executa uma Perfilagem Elétrica, com isso, determina-se o melhor posicionamento dos tubos de revestimento e filtro, permitindo que nossos clientes obtenham a melhor produção de água possível para o poço executado. Por fim, o espaço entre a parede do poço e a parede do revestimento é preenchido com pré-filtro (cascalho) e cimento.
CIMENTAÇÃO
Esta etapa é de vital importância e consiste no preenchimento do espaço anelar existente entre os tubos e a parede do poço. Tem como objetivo unir a tubulação de revestimento com a parede do poço e evitar que as águas superficiais contaminem o aquífero. Uma cimentação mal executada pode acarretar em sérios danos socioambientais, visto que poucos mililitros de contaminante pode ser suficiente para contaminar milhares de litros de água potável, portanto, mais um motivo para o cliente escolher com cautela a empresa que virá a executar a sua obra.
TESTE DE VAZÃO
O teste de vazão consiste basicamente em bombear a água do poço por um dado intervalo de tempo, anotando-se a evolução dos rebaixamentos em função do tempo. Com o resultado em mãos, a equipe técnica da AS Geotecnia, Meio Ambiente e Perfuração de Poços determina os padrões hidrodinâmicos do poço. No final do teste de vazão é feita a coleta da amostra de água por laboratório credenciado, onde é realizada a análise de potabilidade segundo as especificações da Portaria 2914 do Ministério da Saúde.
*Nosso teste de vazão segue todas as especificações do DAEE e da ABNT.
OUTORGAS E LICENÇAS
EVI, ESTUDO E VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO
O EVI é o Estudo de Viabilidade de Implantação tem como finalidade o estudo para a implantação de obras de captação ou interferência junto aos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos. Ele é entregue juntamente com a licença de perfuração, compondo a documentação inicial para a a perfuração do poço artesiano.
LICENÇA DE EXCECUÇÃO PARA PERFURAÇÃO DE POÇO
A licença de execução para perfuração de poço artesiano é um documento expedido pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), que autoriza previamente, através da publicação no Diário Oficial, a perfuração do poço artesiano.
OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
A Outorga de Direito de Uso é um documento expedido pelo DAEE ou órgão competente na região, que autoriza ou concede, por meio de portaria, publicada no Diário Oficial, a captação ou interferência junto aos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos.
Esse documento autoriza de fato a utilização do seu poço artesiano com o prazo de validade de cinco anos.
Fique atento: Segundo o disposto na legislação, a renovação dessa autorização deve ser requerida antes de seu vencimento.
MANUTENÇÃO
A AS Geotecnia, Meio Ambiente e Poços Artesianos conta com os mais modernos equipamentos de manutenção de poços artesianos do mercado, capazes de trabalhar em diferentes diâmetros e profundidades. Fazemos manutenções preventivas, preditivas e corretivas, executando troca de bomba submersa, limpeza química, jateamento, pistoneamento tradicional e americano, escovamento, pescaria de bombas e ferramentas, recuperação de poços rompidos e todos os serviços necessários para fazer o poço artesiano operar com o máximo potencial possível. Cada método de manutenção tem uma função diferente, e nós da AS Geotecnia, Meio Ambiente e Poços Artesianos estamos capacitados para definir o melhor método para cada situação, reduzindo custos e aumentando a vida útil do poço.
QUALIDADE AS
A primeira vista diferentes poços artesianos não apresentam diferenças significativas entre si, no entanto, contratar uma empresa séria e com profissionais experientes faz toda a diferença. Nós da AS Geotecnia, Meio Ambiente e Poços Artesianos garantimos o máximo rigor no controle de qualidade durante a execução da obra, seguindo a risca critérios pré-estabelecidos por órgãos competentes e utilizando apenas materiais de marcas conceituadas no mercado, isso significa dizer que mesmo a longo prazo, nossos clientes continuam satisfeitos com nosso serviço.